O Instituto V de educação foi criado após 3 anos de estudos e viagens pelo mundo em busca de uma educação que realmente fizesse sentido aos educandos e educadores e para atender ao “grito de socorro” de crianças que não aguentam mais o modelo tradicional de ensino em que precisam ficar confinadas dentro de uma sala de aula fazendo o mesmo de forma igual .
O mundo mudou e é necessário mudar a maneira com que se aprende e se ensina. Para atender a essa demanda, foi criado o Instituto V de educação, com sua proposta holística de educação integral onde há o contato diário com a natureza , respeitando as diferenças num processo de construção de valores e virtudes como empatia, colaboração, justiça ,igualdade e liberdade com responsabilidade. As atividades são realizadas priorizando o centro motor da criança para que a mesma se desenvolva não apenas no aspecto cognitivo e intelectual mas também física , emocional e espiritualmente . A alimentação é balanceada e acompanhamento nutricional da criança é feito ao longo do ano, além de atividades como capoeira, dança , teatro e yoga . O respeito à natureza se dá pelas práticas de plantio, colheita, culinária e compostagem num ciclo completo com a terra. As estações do ano e os 4 elementos da natureza são norteadores dos planejamentos pedagógicos.
O aprendizado das linguagens, das ciências exatas, sociais e da natureza são conhecidas e absorvidas pelas crianças de forma lúdica e prazerosa sem stress ou mecanização do saber e a avaliação é processual, contínua e individualizada permitindo que as diferenças sejam respeitadas. A espiritualidade é desenvolvida de maneira natural pois a criança é estimulada ao autoconhecimento e ao contato diário com a natureza o que propicia o desenvolvimento da percepção, da intuição e da conexão com sua essência humana integrada ao universo, possibilitando a formação de um ser apto a vitórias e realizações.. Além do respeito ao processo individual de aprendizagem , o Instituto V conta com mais um diferencial que é a parceria com a Faculdade Ciências da
Vida para a realização de projetos nos diversos cursos como nutrição, psicologia e enfermagem cujos alunos e professores da faculdade desenvolvem atividades com as crianças e com suas famílias, o que agrega valor às práticas pedagógicas de uma educação integral sem custo adicional para os pais.
Na educação infantil , a rotina diária das crianças não tem rotina mas obedece a um ritmo de atividades sem deixar a mesmice tornar o processo enfadonho e desmotivador. Nosso ritmo segue a seguinte sequência ao longo do dia: harmonização- atividade cognitiva _ brincar direcionado – lanche saudável – brincar livre – desenvolvimento dos projetos – assembleia.
A assembleia é um momento da criança aprender a ouvir e expressar suas satisfações, insatisfações e sugestões preparando-a para o exercício da cidadania. A nossa maior satisfação é ver todos os dias a alegria das crianças dentro da escola e o relato dos pais do quanto elas gostam de ir para a escola. De todos os instrumentos de avaliação do processo ensino-aprendizagem que temos, esse é o nosso termômetro para avaliar se estamos no caminho de uma educação libertadora e consciente.
Nossa equipe é formada de profissionais qualificados e capacitados para educarem dentro de uma proposta inovadora e a formação continuada permite que o processo de ensino e aprendizagem seja constantemente avaliado e modificado trazendo melhorias constantes e estando em sintonia com a constante do universo que é a mudança.
Saiba mais em :https://www.institutov.com.br/