A ênfase em Psicologia Educação e Aprendizagem visa formar o psicólogo para atuar na escola buscando compreender e intervir nas relações institucionais mais amplas à relações mais específicas e focais, sempre pautado pela compreensão da complexidade desse universo e das inter-influências de suas variáveis. Sua ação perpassa diversos níveis, tais como:
a) análise e avaliação institucional;
b) interseção com as políticas públicas educacionais;
c) atenção e intervenção nas relações interpessoais em suas múltiplas dimensões: professor-instituição, professor-aluno, aluno-aluno, escola-família;
d) participação em planejamentos e programação das atividades escolares;
e) relação do aluno com seu próprio processo de aprendizagem avaliando, diagnosticando e intervindo nas dificuldades de aprendizagem.
Essa formação visa garantir ao profissional a compreensão reflexiva e crítica do amplo panorama de transformações por que passa a escola na atualidade, do qual ganha destaque: mudança de currículos e programas; novas metodologias de ensino; práticas de aceleração da aprendizagem; novos sistemas de avaliação; crescimento da violência e do uso de drogas na escola e sociedade; mudanças na estrutura e função social da família que, consequentemente, passa a atribuir à escola a responsabilidade de ensinar princípios elementares de educação e conduta; abertura da escola à comunidade, trazendo novos contingentes de alunos com necessidades especiais e bem como da vivências de situações que perpassam as relações de gênero, raça e etnias também presentes no espaço escolar.
Público alvo: Egressos e Estudantes do último ano do Curso de Psicologia
Observações:
- Para ter a certificação é necessário cursar todos os Conteúdos Curriculares.
- O Trabalho de Conclusão de Curso terá o formato de um Portifólio que será construido a partir das práticas de estágio.
- Os Estágios serão realizados em Escolas conveniadas com a FCV.
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